- 4×4 não é apenas para acionar em trilha, mas também para segurança em uma estrada de barro, cascalho…, para os “full drive” hora de acionar o bloqueio
- Esvaziar os pneus ( 10-15% ) auxilia na tração e no conforto
- Freio, usar o mínimo possível, use freio motor
- Acelerar e Desacelerar suavemente evitando assim que as rodas escorreguem.
- Não trocar marchas no meio de uma travessia de água, subindo ou descendo aclives e travessia em areia. Isso fará solavancos e possivelmente cavará
- Andar com as duas rodas do mesmo eixo em alturas parecidas, evita que uma delas saia do chão e perca a tração
- Esvaziar os pneus ( 10-15% ) auxilia na tração e no conforto
- Freio, usar o mínimo possível, use freio motor
- Acelerar e Desacelerar suavemente evitando assim que as rodas escorreguem.
- Não trocar marchas no meio de uma travessia de água, subindo ou descendo aclives e travessia em areia. Isso fará solavancos e possivelmente cavará
- Andar com as duas rodas do mesmo eixo em alturas parecidas, evita que uma delas saia do chão e perca a tração
Rampas, Valas e Corcovas
- Para subir, use uma abordagem direta, queremos que as rodas se mantenham no chão tracionando e evita que você capote
- Cruze valas em diagonal, passando uma roda de cada vez e terá 3 outras ajudando esta passar
- Para subir a corcova, use uma abordagem direta e ao chegar com as rodas dianteiras no topo, vire para um dos lados e desça em diagonal, isso evita que bata com o meio do carro no topo do barranco
- Com muitas corcovas seguidas, pode dirigir em linha reta se o chassi não bater no chão. Se bater ficará preso, então visualize cada uma, se achar um mais fundo que o carro suporte, use a dica acima
- Cruze valas em diagonal, passando uma roda de cada vez e terá 3 outras ajudando esta passar
- Para subir a corcova, use uma abordagem direta e ao chegar com as rodas dianteiras no topo, vire para um dos lados e desça em diagonal, isso evita que bata com o meio do carro no topo do barranco
- Com muitas corcovas seguidas, pode dirigir em linha reta se o chassi não bater no chão. Se bater ficará preso, então visualize cada uma, se achar um mais fundo que o carro suporte, use a dica acima
Quando usar 4L (reduzida)
- Superfícies molhadas e escorregadias
- Locais arenosos
- Trilhas acidentadas e íngremes
- Ou na dúvida reduza! o ideal é acionar antes que realmente precise
- Locais arenosos
- Trilhas acidentadas e íngremes
- Ou na dúvida reduza! o ideal é acionar antes que realmente precise
Terra Escorregadia e Argila
- 1ª marcha 4L andar bem devagar e pneus com 80% da “pressão de asfalto”
- Observe outras marcas de pneus, antecipando-se de como está o terreno à frente, onde terá mais tração ou menos tração
- Está perdendo tração vire o volante de um lado ao outro rapidamente
- Mas se já perdeu tração, pare, forçar vai cavar. Retorne a trilha e tente com mais velocidade
- Em descidas ou subidas tendo trilhos de outros carros siga-os com as rodas dentro, evita a perda de controle.
- A parte baixa da descida tende ser mais “fofa” então acelere um pouco chegando ao fim ajuda manter tração
- Subindo 2ª marcha 4L, pegar velocidade no inicio evita que as rodas escorreguem ao atingir a subida e acelere de forma constante até chegar no topo
- Não chegou no topo, não freie o carro pois ficará sem controle, engate a ré usando o freio motor
- Não suba muito rápido sem conhecer antes o outro lado
- Observe outras marcas de pneus, antecipando-se de como está o terreno à frente, onde terá mais tração ou menos tração
- Está perdendo tração vire o volante de um lado ao outro rapidamente
- Mas se já perdeu tração, pare, forçar vai cavar. Retorne a trilha e tente com mais velocidade
- Em descidas ou subidas tendo trilhos de outros carros siga-os com as rodas dentro, evita a perda de controle.
- A parte baixa da descida tende ser mais “fofa” então acelere um pouco chegando ao fim ajuda manter tração
- Subindo 2ª marcha 4L, pegar velocidade no inicio evita que as rodas escorreguem ao atingir a subida e acelere de forma constante até chegar no topo
- Não chegou no topo, não freie o carro pois ficará sem controle, engate a ré usando o freio motor
- Não suba muito rápido sem conhecer antes o outro lado
Lama, Areia e Neve
- Impor maior velocidade e marchas mais altas
- Não deixe as rodas patinarem, caso aconteça tire um pouco o pé, deixando as rodas diminuírem rotação e tenderão a tracionar
- Mantenha-se nos trilhos e não se preocupe em corrigir o “ir de um lado ao outro” do volante. Mas saiba sempre para onde suas rodas apontam. O carro tende a seguir o caminho mesmo com as rodas viradas, porém se encontrar um terreno mais firme vai tracionar fazendo o carro sair da rota e perder controle
- Cuidado muitos buracos ou o carro ficar sacudindo pode sair da rota
- Não agarre o volante, segure de leve tentando manter centralizado
- cuidado com os movimentos do volante, eles podem diminuir sua velocidade e aumentar as chances de atolar
- Não deixe as rodas patinarem, caso aconteça tire um pouco o pé, deixando as rodas diminuírem rotação e tenderão a tracionar
- Mantenha-se nos trilhos e não se preocupe em corrigir o “ir de um lado ao outro” do volante. Mas saiba sempre para onde suas rodas apontam. O carro tende a seguir o caminho mesmo com as rodas viradas, porém se encontrar um terreno mais firme vai tracionar fazendo o carro sair da rota e perder controle
- Cuidado muitos buracos ou o carro ficar sacudindo pode sair da rota
- Não agarre o volante, segure de leve tentando manter centralizado
- cuidado com os movimentos do volante, eles podem diminuir sua velocidade e aumentar as chances de atolar
Fonte: Direção Off Road | sites.google.com/site/direcaooffroad/
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