sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que faz um verdadeiro 4x4


O primeiro veículo fora de estrada foi apresentado em 1910, de lá para cá muita coisa evoluiu. O conceito de carro forte e simples ainda é visto como primordial para algumas marcas, outras apostam no conforto. Mas a alma de um verdadeiro off-road permanece: nesta seção você vai encontrar um pouco daquilo que realmente faz um verdadeiro veículo off-road.

4x4
Poderíamos dizer que a tração nas quatro rodas é a grande arma do off-road. Alguns modelos possuem a tração integral como é o caso dos Land Rover e Niva. Mas a grande maioria - Willys, Mitsubishi, Toyota, JPX - possuem a tração inserível. A grande vantagem da tração 4x4 mostra-se em pisos escorregadios, lamas, grandes inclinações e alguns obstáculos. Vale lembrar que não é recomendável andar no asfalto seco com a tração ligada. As rodas dianteiras e traseiras não rodam exatamente à mesma velocidade. Em terrenos escorregadios esta diferença acaba sendo compensada, o que não acontece no asfalto



continue lendo...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

IV Trilha Estadual de Jipeiros


Um dos maiores encontros de jipeiros aconteceu em Serafina Corrêa, no dia 23 de Julho. Com a presença de cerca de 170 jipes de todo o Estado e fora dele, atoleiros, subidas e descidas não foram obstáculos para os aventureiros.

A IV Trilha Estadual de Serafina Corrêa foi um verdadeiro sucesso. A aventura percorreu o município, com a prática off road, fora da estrada, piso escorregadio, lama, grandes inclinações e passagens difíceis que fizeram parte da trilha. O espírito de ser jipeiro envolve fazer amizades novas, clima de equipe, gosto pela lama e respeito à natureza. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, o Serafina Jeep Club organizou o evento, confraternizando, estimulando e difundindo esse esporte que integra as pessoas e defende o meio ambiente.


Por: Adriana Sabadin – Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa – RS.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reportagem Gazeta Regional 22/07/11


     A grande precipitação de chuva nesta semana foi motivo de reclamação da maioria das pessoas. Mas o grupo que organiza e os que se preparam para fazer a 4ª Trilha Estadual Serafina Jeep Clube não existe motivo nenhum de descontentamento, bem ao contrário. Chover antes da prova, que deverá reunir em torno de 200 veículos 4 x 4 e gaiolas de diversas cidades gaúchas, significa mais lama e mais dificuldade na hora de superar os obstáculos no caminho a ser percorrido. E isso é tudo o que os aventureiros que estarão no município mais desejam.
     Neste esporte de muita diversão, aventura e adrenalina o importante não é o tempo que o trajeto foi cumprido, mas a satisfação de conseguir chegar. Por isso, amizade e companheirismo estão sempre presentes. Um ajuda o outro.
     Com o apoio da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa e o aval de todos os vereadores que aprovaram o projeto de lei, o valor de R$ 9 mil foi repassado ao Serafina Jeep Clube para que a prova acontecesse neste sábado (23), dentro da programação festiva de aniversário do Município.
     Depois de confirmada a inscrição, a largada da quarta edição da trilha em território serafinense será às 8h30min, em frente ao Posto Pacassa. O percurso pelo interior terá parada para almoço e retorno ao Centro.

Créditos Jornal Gazeta Regional

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mundo 4x4 - 03/07/2011

Neste programa o Chakal pega a estrada e vai para o interior testar uma pick-up que vem aos poucos marcando presença no mercado brasileiro, é a Mahindra cabine dupla. Veja também as histórias marcantes do quadro Eu Aventura, os vídeos dos internautas com uma passagem incrível do amigo Jeronimo Ruas na trilha da Laguna Mirin no Uruguai e uma reportagem mostrando tudo que aconteceu na Fenajeep 2011!!!

Convite para a 4ª Trilha Estadual Serafina Jeep Clube



Vem ai mais um páreo duro. Dia 23 de julho acontecerá a 4° Trilha Estadual Serafina Jeep Clube.
Jipeiro bom de braço e pé pesado não pode ficar de fora dessa.

Trilha Inédita!

Atoleiros, decidas e subidas são os nossos obstáculos.
Apoio com 9 tratores e 7 retro-escavadeiras.

obs:
Para um bom andamento da trilha precisamos que os participantes venham equipados com pneus bons de garra, corda, e principalmente GANCHOS....

Temos apoio, mas o engate no seu jeep é por sua conta, queremos ver os zéquinhas sujos. 
Sempre olhando para o participante atrás de você, pois ele pode precisar de sua ajuda, como você também pode precisar.

Programação
08h30 - Inscrições e largada no Posto Pacassa (próx. a prefeitura)

Junto as inscrições, temos uma ótima estrutura para descarga e compra de bebidas, gelo, lanches, etc...

Valor
Inscrições por jipe R$ 100,00
Incluso 1 camiseta, 1 almoço, 1 brinde (dvd)
Sem esquecer que o almoço será costelão, maionese e pão

Contatos
Junior (54) 9971 2611
Zanella (54) 9605 2884

Um breve histórico sobre o início do jeep! continuando...

A Station Wagon


Ansiosa para capitalizar o sucesso e aceitação do Jeep ® durante o tempo da guerra, a Willys-Overland decide construir um veículo de passageiros mantendo o estilo do Jeep ® sempre que possível. 
 

Então em 1946, Willys-Overland introduziu o primeiro utilitário totalmente em aço da indústria automobilística. Extremamente funcional, alto e angular com um amplo espaço interno, apesar de seu pequeno comprimento. Estes veículos de tração em duas rodas e suspensão independente na dianteira, levavam até 7 passageiros e tinham uma velocidade máxima de 105 km/h.

Apesar de ser todo em aço estampado, o Jeep ® Station Wagon (que também tinha a versão Jeep ® Station Sedan) foi pintado em três cores para simular madeira. Usando a mecânica Jeep ® e a frente dos MB, foi projetado e desenhado para competir com wagons realmente feitas em madeira pelas três grandes fabricas de Detroit. Os bancos traseiros podiam ser retirados para maior volume de carga e o piso possuía proteção de ripas de madeira como as camionetas. 

continue lendo...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quer começar a pilotar um off-road ? Veja algumas dicas



- 4×4 não é apenas para acionar em trilha, mas também para segurança em uma estrada de barro, cascalho…, para os “full drive” hora de acionar o bloqueio
- Esvaziar os pneus ( 10-15% ) auxilia na tração e no conforto
- Freio, usar o mínimo possível, use freio motor
- Acelerar e Desacelerar suavemente evitando assim que as rodas escorreguem.
- Não trocar marchas no meio de uma travessia de água, subindo ou descendo aclives e travessia em areia. Isso fará solavancos e possivelmente cavará
- Andar com as duas rodas do mesmo eixo em alturas parecidas, evita que uma delas saia do chão e perca a tração

continue lendo...

domingo, 10 de julho de 2011

Trilha Serafina Jeep Clube

 
Superar obstáculos, promovendo a amizade e o companheirismo, sem deixar de lado, é claro, muita aventura, barro e adrenalina, é o que os jipeiros serafinenses estão preparando para os visitantes que se fizerem presentes na quarta edição de uma prova que a cada ano conquista novos participantes e elogios.
A Trilha Estadual Serafina Jeep Clube acontecerá no dia 23 de Julho e a expectativa é que esta seja a maior de todas as trilhas no município, com a presença de mais de 200 veículos, vindos de todo o Rio Grande do Sul e outros estados. 

Créditos: Jornal Gazeta Regional

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pré TRILHA 2011


Dudu com seu possante sujando o riacho... e o Calha mais uma vez socorrendo o amigo!

terça-feira, 5 de julho de 2011

35 dicas para você gastar menos combustível


O gasto com combustível é sempre preocupante, mas existe uma série de medidas que podem diminuir o consumo. Cuidando bem da manutenção de seu jipe e tomando alguns cuidados no modo de dirigir, é possível diminuir até 20% do consumo.

1. Não é necessário esperar o motor aquecer. Saia logo que ligar seu jipe; apenas não force o motor nos primeiros minutos.

2. Não acelere antes de desligar o motor. Além da queima desnecessária de combustível, você estará diluindo o óleo lubrificante de motor com o combustível não queimado.

3. Acelere de maneira progressiva. Vá acelerando gradativamente, pressionando o acelerador à medida que se fizer necessário.

4. Ao ligar o carro, não acelere. Se há alguma dificuldade para fazer pegar, é sinal de que o motor está desregulado.

5. Solte o acelerador antes de parar o carro, usando o freio motor.

6. Não acelere entre as mudanças de marchas, quando estiver com o pé na embreagem.

continue lendo...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas para quem esta iniciando o OFF ROAD


  1- NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO
Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ou atolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco. 

2- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave.

3- ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTRAR NA TRILHA
Por mais econômico que seu 4x4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar.

continue lendo...